quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Nostalgia na informática é lembrar do bug do milênio! Bons tempos!

Na volta das férias achei isto no baú!



















Comprometida e eficiente equipe de suporte técnico da Josapar no ano de 1997, da esquerda para direita: Eu, Everton e Ruy.

Em 1997 fui famoso, por alguns dias, ehehehehe! Pode parecer bobagem, mas o bug do milênio deixou muita gente sem dormir! Patches para os HP-UXs, Service Pack 4 para os NTs, atualização de bios nos routers Cisco, etc, etc. Porém além de necessários, eram dolorosos de serem implementados (sempre tinha uma aplicação que parava de funcionar com as correções). Soma-se também a manutenção dos softwares desenvolvidos internamente!

Bom, mas passou e nada parou! Então vale lembrar as tecnologias que a Josapar usava na época:
  • Aplicações sendo migradas do Zim em terminal vt100 para cliente/servidor em VB5;
  • Servidores HP-UX 10 para o Zim e NT4 para Exchange, Oracle 8 e gerência da rede através dos perfies;
  • Clientes Windows Workstation 4 em poderosos pentium 100;
  • FreeBSD em processadors 486 para controle de relógios ponto e balanças de pesagem via rede;
  • Servidores a 100Mbits e estações a 10Mbits!
Ná época eu era o supervisor do suporte técnico e tentei colocar o Linux (RedHat) como cliente, mas meu gerente disse que era coisa de criança, que só podia usar ele para coisas pontuais! Uma pena, pois o ambiente permitia o uso do Linux e transformaria a Josapar em um case de sucesso na utilização do pinguim e redução de custos.

Ah, e já se falava em Java, mas era coisa de outro mundo! ahuuahheheheuaa!

2 comentários:

Geison Quevedo disse...

que massa. eu trabalhei uma vez junto com o monstro para arrumar o bug do calendario do extjs, tinha o bug do dia 14 de qualquer mês, o problema devia ser similar (heheheh), mas n cheguei a sair no jornal.

Luciano disse...

hehehehe! Deve ser por que teu problema era mensal! Se fosse anual teria direito a uma nota nas páginas de anúncio. Já problemas centenários vão na coluna social . ahuahhuaaa.