quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Não aprendo mesmo!!!

Na correria da mudança, da rubéola, monografia e alguns projetos java, comprei uma Multifuncional HP C3180 para minha esposa usar (a HP 680C tava complicado, pois não tenho mais nenhuma máquina com placa paralela e o adaptador usb/paralelo não deu certo pra mim, além dos drive para o Vista não ser especifico para ela).

Barbada, fui no Fedora e instalei do site http://hplip.sourceforge.net/ deixando a impressão e o scanner funcionando rapidinho. :D

Dai começou o martírio no Vista!!! Acreditem a única coisa que os sistemas da Micosoft faziam direito, não fazem mais! Faz mais de 24 horas e os dois Vista (no note HP 9230us e na Dell E520) não conseguiram instalar! Até uma vmware de XP que coloquei no Fedora conseguiu! Mas o Vista não! Insiste em dizer que o Dispositivo USB não foi reconhecido!
Busquei no Google e várias pessoas tem ou tiveram o problema, mas não encontrei nenhum Workaround para resolver o problema.

Decidi entrar em contato com o suporte HP pelo chat (três contatos) e só o que eles me dizem é que tenho que trocar o cabo! Mesmo eu explicando que no momento da instalação, quando o software HP pede para conectar o cabo da impressora o Vista não consegue associar o dispositivo conectado com o drive HP da C3180.

Tá até engraçado! Abaixo o papo do terceiro contato (Por hora o último). Comecei explicando que já tinha entrado em contato antes, para ele ler os registros anteriores (isto não ficou registrado no texto, acho q estourou o buffer, heheheheh!)


Hudson: Aguarde um momento por gentileza enquanto verifico o seu caso.
Luciano Edson Mertins: Caiu a conexão?
Hudson: Desculpa pela demora e obrigado por ter aguardado senhor Luciano, verifiquei que o senhor consegue instalar no Linux mas não consegue no Windows Vista, certo?
Luciano Edson Mertins: certo. E agora consigo instalar inclusive em uma maquina virtual no linux (vmware) com windows XP. E o xp consegue imprimir e scannear da mesma forma q o linux, porem com o software da hp (instalado do cd verde)
Hudson: Então o seu problema é somente na instalação no Windows Vista?
Luciano Edson Mertins: perfeito
Luciano Edson Mertins: mas os outros dois colegas sugeriram a troca do cabo usb (nao concordo que isto seja o problema)
Luciano Edson Mertins: o problema ta mais pra vista/drive
Hudson: O senhor está tentando instalar com o Cd?
Luciano Edson Mertins: sim
Luciano Edson Mertins: o xp (da maquina virtual) foi com o disco verde e o vista com o disco amarelo.
Hudson: Tem alguma coisa escrita no Cd sobre o Windows Vista?
Luciano Edson Mertins: sim: for Windows Vista
Hudson: Esse erro ocorre somente quando o cabo "USB" é conectado correto?
Luciano Edson Mertins: sim. O software solicita a conexao do cabo usb para continuar a instalação. No XP o Sistema operacional reconheceu o dispositivo, mas no Vista sempre apresenta dispositivo USB não foi reconhecido
Hudson: Qual é a velocidade do cabo USB?
Luciano Edson Mertins: 2.0
Hudson: O senhor atualizou as portas USB do computador?
Luciano Edson Mertins: sim. todos os drives são os ultimos q a dell e a hp disponibilizam
Luciano Edson Mertins: o vista das duas esta atualizado de acordo com o processo automático da Microsoft
Hudson: Qual é a data de compra do 9230us?
Luciano Edson Mertins: bah! maio/junho
Hudson: De 2007?
Luciano Edson Mertins: sim
Luciano Edson Mertins: a dell eh de abril/07
Hudson: O senhor tentou com o driver do site da HP?
Luciano Edson Mertins: sim. todos os drives disponiveis de la, estao no note. Inclusive fiz um upgrade de bios hoje (mesmo a documentacao dizendo q nao corrigia nenhum problema associado com usb)
Hudson: Mas o driver de instalação da C3180 do site, o senhor tentou tambem?
Luciano Edson Mertins: nao tem soh o drive. tem o software todo lah. cento e poucos megas (achei q ia ser o mesmo q o cd)
Hudson: Mesmo com outro cabo USB persiste da mesma forma?
Luciano Edson Mertins: nao. nao tenho outro cabo usb. Tenho q comprar (nao quero gastar dinheiro atoa), pois o cabo ta fazendo a parte dele em dois computadores distintos, mais uma maquina virtual e em dois sistemas operacionais (linux e xp).Mas no vista nao funciona. Infelizmente é no Vista q preciso usar a impressora.
Luciano Edson Mertins: Pois tanto a Dell como o HP vieram com o sistema operacional Vista.
Luciano Edson Mertins: E não é possível fazer downgrade. A HP nem sequer fornece os drives XP para o meu note (dv9230us)
Hudson: Nesse caso senhor Luciano é necessário trocar o cabo "USB" pois todos os testes foram realizados, o próprio Windows Vista não está reconhecendo o cabo "USB", solicito que compre um cabo "USB" de velocidade 2.0 e tente uma marca diferente.
Luciano Edson Mertins: mas este eh o meu cabo! Vou gastar dinheiro atoa. O problema é software-drive/vista. Amanhã vou entrar em contato, para ouvir voces me dizerem que tenho que comprar um terceiro cabo de outra marca? Que marca a HP garante? Porque nao manda o cabo junto?
Luciano Edson Mertins: ?
Hudson: De acordo com os itens que acompanham a caixa de sua multifuncional "C3180", informo-lhe que o cabo de comunicação (cabo USB) não acompanha a caixa de sua multifuncional pois muitas pessoas necessitam de um comprimento diferente de cabo ou de um cabo especial e não poderiam utilizar um cabo que acompanhasse o equipamento. Essas pessoas teriam que comprar um novo cabo que atendesse suas necessidades. Outros podem ter um cabo compatível que poderá ser utilizado e não farão uso do cabo incluso na caixa. Por essas razões a HP decidiu não colocar um cabo em cada impressora e com isso não repassa este valor para as multifuncionais HP. Para obter melhor desempenho, a HP recomenda um cabo de comunicação (cabo USB 2.0), no padrão A/B e que tenha 3 metros ou menos de comprimento.
Luciano Edson Mertins: perfeito. O cabo q uso e esta FUNCIONANDO com dois sistemas operacionais cumpre com as exigências (também li estas bobagens de custo). Somente não funciona no vista, mas o sistema operacional reconhece que tem algo conectado na porta USB, ou seja, o sinal elétrico esta chegando. O Vista apenas não consegue perceber que uma impressora HP C3180. Vi na Internet que muitas pessoas estão tendo este tipo de problema, e a maioria não encontra solução.
Luciano Edson Mertins: tipico problema de software
Luciano Edson Mertins: que tem de ser encaminhado para correção
Hudson: O senhor já tentou todas as atualizações e já desinstalou e reinstalou o software, resta tentar com um outro cabo "USB" senhor Luciano.
Luciano Edson Mertins: e depois que não funcionar com o novo cabo? O que faço? Troco o produto por uma Lexmark?
Hudson: Não posso aconselhar a trocar o produto HP por outro modelo senhor Luciano.
Luciano Edson Mertins: Blz. Não tem como registrar a possibilidade de um bug no drive e solicitar a verificação pelo pessoal de desenvolvimento de software?
Hudson: O senhor verificar com o fabricante do sistema operacional as limitações.
Luciano Edson Mertins: Não. A HP verificar o problema do drive da impressora para o sistema operacional Vista. Não vai querer que eu intermedie com a Microsoft um problema de drive HP, neh?
Hudson: Não temos certeza ainda onde é o problema até que teste com outro cabo "USB" senhor Luciano e não estou dizendo que pode ser um problema da Microsoft e sim uma limitação a determinados cabos "USB".
Luciano Edson Mertins: hehe, blz vou comprar outro cabo USB (sei la de q marca, por que a HP não garante nenhum) e ver o que acontece. Como a HP pensa no meu custo com cabo USB, vou ter de comprar mais um. Quem sabe até me torno colecionador de cabos USB. Vlw
Hudson: Agradecemos sua opção pelo suporte técnico via chat. O serviço de suporte técnico via chat da HP é resultado de inúmeras sugestões recebidas dos nossos clientes.
Hudson: Boa tarde.


Vou lá comprar um cabo USB 2.0 High Speed novo!!!

9 comentários:

O Mais Novo disse...

tenho certeza que eu não tenho problema de visão mas essa tua fonte abusou da minha boa vontade! auiehuiaheuiahe

Luciano disse...

hehehehehe! É a minha tentativa de fazer um post não tão extenso!

Já que escrevo muito, reduzi o fonte!!! Coisa de quem não entende de design! :D

Mas dale um CRTL+ (no firefox) q o fonte aumenta, hehehehehe!

igor_stanley disse...

Nuss e ai amigão?!

Jah se passaram alguns meses desde esse relato de problema, e pra variar me encontro na MESMA situação q vc e conferi tb que mtas outras pessoas estão com o mesmo problema?!

Foi solucionado com a troca de cabo?

E pq algumas conseguiram instalar no VIsta!?

=D

Luciano disse...

Cara, postei minha solução
aqui


Não consegui fazer funcionar com cabo de 3m e não sei se o problema é o material do cabo ou a tecnologia usb 2.0 ou a impressora hp. Fato é que no linux tava funcionando com usb 1.1 e no Vista isto não era possível. Com o cabo de 1.8m descrito no post ta tudo funcionando beleza.

Abraço!

Dandan disse...

estou com o mesmo problema descrito nesse post instalei os driver do site da hp e nada, sempre apresenta dispositivo USB não foi reconhecido com o windows vista, me ajudem quem conseguiu qual o problema mesmo?

Luciano disse...

Cabo USB! Achei um único cabo USB que funcionou (no Vista). Melhor detalhado:
http://lmertins.blogspot.com/2007/10/aprendi.html

Paulo Eduardo disse...

Luciano, estou tendo o mesmo problema seu....e meu cabo é de 1,8m...
Minha impressora funcionava num laptop HP pavilion com windows vista! Mas como achei o laptop barulhento demais, troquei-o por um toshiba que também tem o windows vista! o meu problema começou a partir daí e até agora não tive solução.

Luciano disse...

Bah Paulo, não sei como te ajudar. Como disse o meu funcionou depois de testar muitos cabos, mas pelo que entendi, tu já usava o cabo em outro note e funcionava.

Outra é que uso Linux o tempo todo e nele nunca deu problema, dai só uso o vista que veio no hp para jogar COD UO. :)

aline disse...

Nossa eu estou com o mesmo problema com essa impressora só esta semana entrei em contato com eles 3 vezes e me mandaram fazer de tudo: comprar cabo(2), prucurar arquivos econdidos no pc, instalar e por consequencia desistalar, e por fim hj me mandaram FORMATAR MEU PC INTEIRO!!!!!! sem comentários isso vou procurar esse cabo que vc falou pra ver se isso funfa depois volto pra dizer se deu certo